by RadioClubePenafiel
Share
Aqueduto de Bustelo passa a ser património público
Após décadas de permanência em esfera privada, o Aqueduto de Bustelo, concelho de Penafiel, passa agora a integrar o património público, graças à intervenção da autarquia penafidelense, que garantiu a sua cedência ao Município. Trata-se de um marco histórico e identitário do concelho, cuja preservação representa um passo importante na valorização do património local.
Este aqueduto é um dos elementos patrimoniais do Mosteiro de São Miguel de Bustelo, classificado como Imóvel de Interesse Público, cujo conjunto monacal se destaca pela sua importância histórica, arquitetónica e cultural, com origens documentadas desde o século XI.
A integração do aqueduto no património municipal representa o culminar de um processo conduzido diretamente pelo Presidente da Câmara Municipal, que nas últimas semanas assumiu uma intervenção firme e determinada, no seguimento da derrocada parcial registada devido ao mau tempo. E já se encontra em desenvolvimento um projeto de conservação e recuperação de património, garantindo uma abordagem técnica rigorosa e adequada às exigências de proteção deste bem histórico.

Notícias Recentes
ARTIGOS RELACIONADOS
radio clube penafiel










