by RadioClubePenafiel

Share

Dia dos Avós foi ontem: celebrações em Penafiel levaram 8 mil pessoas ao parque da cidade

Publicado em: Julho 27, 2022 Categorias: Local, Regional

Ontem dia 26 de julho celebrou-se o dia dos avós, uma data que só existe por responsabilidade de uma penafidelense que muito lutou para que esta comemoração fosse possível.

Ana Elisa Couto, que foi avó de seis netos, conhecida como Dona Aninhas, reivindicou durante quase 20 anos a que se criasse uma data que valorizasse a figura dos avós. O Dia dos Avós acabou por ser instituído pela Assembleia da República, em Junho de 2003.

Penafiel não podia por isso deixar passar esta data sem comemorações e ontem no Parque da Cidade a festa foi rija, com oito mil avós e netos no local. Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, em declarações à RTP, era por isso um homem satisfeito.

 

A programação começou logo pela manhã, às 9h00, com a receção aos avós, sendo que às 10h00 se realizou a habitual iniciativa que coloca os “Avós em movimento”, através de uma aula de exercício físico. De seguida, pelas 11h00, teve início a Missa Campal, cerimónia onde se inseriu a homenagem a Ana Elisa de Couto – grande impulsionadora da implementação do Dia Nacional dos Avós.

Às 12h30,  hora de almoço com o tradicional “Mega Piquenique”. Mais tarde, a diversão continuou, com a dinamização de jogos tradicionais e com vários artistas a subir ao palco e a animar todos os presentes.

Ao longo do dia, vários carros clássicos estiveram expostos e disponíveis para os avós que quiseram dar uma volta e também houve a possibilidade de realizarem rastreios de saúde gratuitos.

O corte do bolo com 109 metros,  este ano, homenageou os 109 anos de vida de Vitorino Fernandes, o avô mais velho de Penafiel que partiu no passado dia 13 de julho.

O Lar Padre Américo, localizado em Paço de Sousa, Penafiel, foi uma das instituições que participou no dia dos avós.
Ana Nunes, diretora técnica, enalteceu a importância do regresso da iniciativa.

 

Laurinda Barbosa não é avó, mas Afonso Ambrósio tem 4 netos e 4 bisnetos. Mas estes utentes do Lar Padre Américo têm uma coisa em comum: adoraram as comemorações que se realizaram ontem no Parque da Cidade.

O dia dos avós em Penafiel, cidade onde tudo começou levou então 8 mil avós ao Parque da Cidade.

Notícias Recentes

radio clube penafiel

Subscreva aqui a nossa newsletter