by RadioClubePenafiel

Share

Museu Municipal de Penafiel recebeu exposição e conferência para celebrar dia da mulher

Publicado em: Março 14, 2022 Categorias: Regional

No sábado passado, o Museu Municipal de Penafiel abriu as suas portas para receber a artista plástica Carolina Serpa Marques que trouxe para o Museu sua exposição “Ritmos de Fantasias”, assim como a Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, Clara Sottomayor, oradora na conferência “As Desigualdades de Género em Portugal”.

A iniciativa levada a cabo pelo Rotary Clube de Penafiel teve como ponto de partida o Dia Internacional da Mulher, comemorado no passado dia 8 de março.

A Diretora e Chefe da Divisão Cultural e Turismo do Município de Penafiel, Maria José Santos, falou ao RCP sobre o evento que também faz parte das comemorações dos 252 anos de elevação de Penafiel à Cidade.

Susana Oliveira, vereadora com o pelouro da cultura do Município de Penafiel, esteve presente no evento. Em declarações à Rádio Clube de Penafiel, aplaudiu a exposição de Carolina Marques e a conferência de Clara Sottomayor.

Paula Pinto Alves, Presidente do Rotary Clube Penafiel, instituição organizadora da inauguração da exposição “Ritmos de Fantasias” e da conferência “As Desigualdades de Género” em Portugal, em declarações à Rádio Clube de Penafiel, enalteceu o evento para a defesa dos direitos das mulheres.

Já desde o passado sábado que o Museu Municipal de Penafiel acolhe as telas da artista plástica Carolina Serpa Marques.

Os quadros, de pintura a óleo, inspirados na Mulher e na Natureza, têm como caraterística a música, os momentos de pausa em que as mulheres tratam de si próprias para fazer coisas que elas gostam, como arranjar-se para sair.

Desde 2019 que Carolina retrata a natureza com pinceladas em diferentes tons de cor e para esta exposição, além dos quadros que retratam a realidade da natureza, a artista traz ainda o quadro de Clara Sottomayor, uma tela que retrata a beleza da amiga e a determinação da Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça.

A artista plástica e ex professora de Direito, em conversa com a Rádio Clube de Penafiel, disse que se inspira nas músicas e contou que deseja que o espectador olhe para a sua obra e se lembre das melodias musicais. Mas Carolina Serpa Marques ouve música quando pinta?

Carolina Serpa Marques optou por pintar, nas suas telas a óleo, a realidade da natureza e as mulheres e explicou o motivo de optar por este tipo de temáticas.

De entre os quadros que estão expostos no Museu Municipal de Penafiel há um que chama a atenção por retratar a Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Clara Sottomayor.

Carolina Serpa Marques revelou que esse foi um trabalho muito especial e que acredita que conseguiu retratar a beleza e a determinação da amiga e juíza.

A exposição de pintura “Ritmos de Fantasias” da artista plástica Carolina Serpa Marques pode ser vista no Museu Municipal de Penafiel até ao dia 16 de Abril.

Relativamente à conferência “As Desigualdades de Género em Portugal” protagonizada por Clara Sottomayor, a juíza contou que a violência on line contra a mulher é tão comum que 78% de pessoas que consultam a internet / redes sociais já viram violência contra as mulheres ou contra negros ou homossexuais.

A juíza revelou ainda que existe em Portugal como noutro países descriminação de género a nível salarial e falou ainda do problema da violência e da discriminação.

A Rádio Clube de Penafiel a levar até si então um resumo da exposição “Ritmos de Fantasias”, de Carolina Marques e da Conferência “As Desigualdades de Género em Portugal”, que decorreu no passado sábado no Museu Municipal de Penafiel.

Notícias Recentes

radio clube penafiel

Subscreva aqui a nossa newsletter