by RcP-2022...

Share

Bispo do Porto visitou famoso ex-pároco de Macieira da Lixa, internado em estado grave

Publicado em: Fevereiro 2, 2022 Categorias: Local

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, visitou ontem o ex-pároco de Macieira da Lixa, Mário de Oliveira, que teve na passada quarta-feira, dia 26 de janeiro, um grave acidente rodoviário.

O presbítero despistou-se na freguesia de Macieira da Lixa, embateu contra uma casa, sofrendo várias fraturas e ferimentos.

Mário de Oliveira foi transportado para o hospital padre américo, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em estado grave, com traumatismos múltiplos, mas sem perder a consciência. O ex-pároco de 84 anos foi operado de urgência e ficou nos cuidados intensivos. O prognóstico relativo ao seu estado de saúde é reservado.

D. Manuel Linda decidiu visitar ontem o ex-pároco de 84 anos, na unidade de cuidados intensivos, onde se encontra. Em declarações à Rádio Clube de Penafiel, o bispo do Porto disse que Mário de Oliveira se emocionou com a sua visita.

Figura da luta anticolonial e da resistência antifascista, Mário Pais de Oliveira foi capelão das tropas portuguesas na Guiné Bissau e foi detido duas vezes pela PIDE, por assumir o combate ao regime.

Padre desde 1962, Mário de Oliveira ficou há mais de 40 anos sem nenhuma nomeação do bispo para qualquer serviço pastoral, por causa de muitas opiniões que foi assumindo, contestando vários enunciados da tradição católica.

D. Manuel Linda explicou que a diocese não tem nada contra Mário de Oliveira, mas, em declarações à Rádio Clube de Penafiel, o bispo do Porto considerou que o ex-pároco de Macieira da Lixa não pode exercer o seu trabalho se continuar a contestar alguns valores defendidos pela diocese do Porto.

Relativamente à visita que foi adiada a Penafiel, devido à pandemia, D. Manuel Linda explicou que já há novas datas. De 1 a 15 de Maio, o bispo do Porto vai visitar as paróquias de Penafiel, Marecos e Milhundos.

O bispo do Porto esteve então ontem no Hospital Padre Américo, para visitar o Mário de Oliveira, internado nos cuidados intensivos, depois de um acidente rodoviário.

Notícias Recentes

radio clube penafiel

Subscreva aqui a nossa newsletter