Mundo Top
1
Barbara Tinoco
A fugir de ser
2
Harry Styles
Golden
3
Os Quatro e Meia
O tempo vai esperar
4
Fernando Daniel Feat Agir
Sem Ti
5
Ed Sheeran
Afterglow
6
Miguel Araújo e António Zambujo
Dia da Procissão
 
NEWSLETTER RCP
Receba-a e esteja
sempre em dia
Notícias
Home
Penafiel mantém IMI no valor mais baixo e isenção na derrama para pequenas empresas

A Câmara Municipal de Penafiel, propôs manter o IMI no valor mais baixo possível, que corresponde a 0,3% para os prédios urbanos e 0,8% para os rústicos e propôs ainda uma dedução fixa, no valor de 70€, para os agregados familiares com três ou mais dependentes. Uma medida aprovada por unanimidade na primeira assembleia municipal realizada depois das eleições. No entanto, a deputada socialista Celeste Marinho, deixou um apelo à autarquia no sentido desta medida abranger todas as famílias do concelho.

Na Derrama, a Câmara Municipal manterá para 2022 a isenção para as empresas com um volume de negócios que não ultrapasse os 150 mil euros, que constitui o grosso das pequenas empresas, e as restantes mantém a taxa fixa do ano anterior de 1,5%.

Este ponto também foi aprovado por unanimidade na assembleia municipal de sexta-feira passada, com Luís Monteiro, da bancada socialista a perguntar quantas empresas vão beneficiar desta isenção.

Segundo o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, esta medida penaliza a autarquia em 150 mil euros.

Outro imposto que esteve em análise e votação na assembleia municipal foi o IRS para o próximo ano. Um assunto que não gerou consenso, tendo sido aprovado com 34 votos a favor e 10 contra. Celeste Marinho do PS apelou à devolução de 1% aos penafidelenses.

Carlos Pinto, deputado do PSD, explicou que esta sugestão não é justa, uma vez que quase metade dos portugueses não pagam impostos.

A assembleia municipal realizou-se no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel e durou cerca de 5 horas.