Top RCP
1
Maroon 5 feat Christina Aguilera
Moves like Jagger
2
Movimento
Acreditar
3
30 Seconds To Mars
Where the streets have no name
4
Jorge Palma
Página em branco
5
Clã
Asas delta
6
Diego Miranda feat Ana Free
Girlfriend
 
NEWSLETTER RCP
Receba-a e esteja
sempre em dia
Informação
Penafiel e Marco de Canaveses no centro das preocupações do cancro colo-rectal

Uma equipa do Serviço de Genética do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO), liderada por Manuel Teixeira, descobriu uma nova mutação (alteração do DNA) num dos quatro genes que causam o cancro do colo-rectal hereditário sem polipose – condição em que há um grande número de pólipos.

A origem genética é portuguesa e define as famílias portadoras do gene como tendo um ancestral comum – o que explica cinco por cento dos cancros de colo-rectal hereditários –, sendo estas maioritariamente de Penafiel e Marco de Canaveses.

Manuel Teixeira, director do Serviço de Genética do IPO-Porto, dá a explicação…

 ___________ Manuel Teixeira

A Equipa de Manuel Teixeira do IPO do Porto descobriu uma nova mutação de um gene que permite explicar uma boa parte dos casos de cancro cólo-retal hereditário.

 

___________ Manuel Teixeira

 

Se for caso disso, na população em geral, a doença ocorre normalmente a partir dos 60 anos, pelo que se deve começar a vigiar por volta dos 50 anos. No entanto, em famílias que tiverem a mutação fundadora do MLH1, a patologia tende a afectar indivíduos jovens, cuja faixa etária poderá ir dos 20 aos 40 anos. Nesta situação, Manuel Teixeira alerta núcleos familiares do Norte do país que tenham um membro a quem tenha sido diagnosticado um pólipo maligno antes dos 50 anos, para que façam o rastreio.


AO