Mundo Top
1
Raquel
Meu Amor de Longe
2
Miguel Araújo / António Zambujo
Rancho Fundo
3
Richie Campbell
Do You No Wrong
4
HMB
O Amor é Assim
5
Drake
One Dance
6
Aurea
Something Something
 
NEWSLETTER RCP
Receba-a e esteja
sempre em dia
Informação
Bom tempo trouxe milhares de pessoas ao S. Martinho de Penafiel

Neste primeiro fim-de-semana do S. Martinho, que decorre em Penafiel de 10 a 20 deste mês, foram milhares as pessoas que passaram pela cidade. O bom tempo ajudou. No sábado, dia 11, feriado municipal, também foram milhares as pessoas que assistiram à passagem da 1ª procissão em honra de S. Martinho, o padroeiro da cidade. Depois damissa realizada pela manhã na Igreja Matriz, a procissão, presidida pelo Padre Paulo Jorge, percorreu várias ruas de Penafiel.

Sendo a primeira vez que o andor do padroeiro saiu à rua, muitos penafidelenses e também forasteiros pararam para ver passar a procissão. Os devotos mostraram-se muito satisfeitos com o facto de terem dado mais importância à dimensão religiosa desta que é uma das maiores feiras comerciaisdo distrito. Para os próximos anos desejam voltar a ver o S.Martinho a percorrer as ruas da cidade. O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, também esteve presente efalou sobre a tradição que se mantém ao longo dos anos através dos vendedores nas ruas e dos comes e bebes da época. Relativamente à procissão, que foi uma estreia este ano, o autarca, mostrou-se muito satisfeito com a grande moldura humana que aderiu e participou de forma espontânea na procissão. Antonino Sousa não quis também deixar de realçar o impacto económico que esta feira tem em toda a região do Tâmega e Sousa. As áreas da hotelaria e da restauração estão, este ano, completamente esgotadas na região e existem ainda outras áreas de negócios que beneficiam com a presença de tantos milhares de visitantes.

Antonino Sousa

Para além da afluência ao comércio de rua, milhares de apreciadores do vinho novo e da gastronomia tradicional visitaram a Quinta de Puços por onde vão actuando grupos de música tradicional no palco montado na tenda gigante.