Mundo Top
1
Barbara Tinoco
A fugir de ser
2
Harry Styles
Golden
3
Os Quatro e Meia
O tempo vai esperar
4
Fernando Daniel Feat Agir
Sem Ti
5
Ed Sheeran
Afterglow
6
Miguel Araújo e António Zambujo
Dia da Procissão
 
NEWSLETTER RCP
Receba-a e esteja
sempre em dia
Notícias
Home
A romaria de S. Simão, em Urrô, Penafiel, está este ano de volta

A romaria de S. Simão, que se celebra todos os anos a 28 de outubro, na capela de S. Simão, em Urrô, Penafiel, está este ano de volta com mais pujança, com a pandemia mais estabilizada.

 

Às 8h30 eram já muitos os fiéis presentes no exterior da capela, onde se realizou a primeira missa do dia. Às 11h, houve mais uma celebração religiosa e está ainda agendada outra para as 16h.

 

Até ao dia 01 de novembro, aos domingos, pelas 11:45 também haverá missa em honra de S. Simão.

 

De acordo com os costumes populares, entre meados de outubro e o início de novembro, milhares de pessoas fazem peregrinação até chegar à capelinha de São Simão, em Urrô, para o pagamento das suas promessas.

 

A Rádio Clube de Penafiel conversou com uma dessas pessoas, peregrina em agradecimento a S.Simão. Maria Moreira sofre de epilepsia e prometeu que por cada ano em que superasse a doença se deslocaria, sempre que conseguisse, até à capela.

Para além da celebração de religiosa, os feirantes também marcam presença na festa de S. Simão. Pode encontrar Vestuário, flores, tasquinhas, castanhas, doces regionais e muito mais.

 

Este ano, com a pandemia mais estabilizada, há quem esteja confiante em melhorias nas vendas, mas há feirantes mais pessimitas.

Hoje é então dia do santo padroeiro dos cravos, S. Simão. A freguesia de Urrô, em Penafiel, aguarda pela visita de centenas a milhares de peregrinos.