Mundo Top
1
Barbara Tinoco
A fugir de ser
2
Harry Styles
Golden
3
Os Quatro e Meia
O tempo vai esperar
4
Fernando Daniel Feat Agir
Sem Ti
5
Ed Sheeran
Afterglow
6
Miguel Araújo e António Zambujo
Dia da Procissão
 
NEWSLETTER RCP
Receba-a e esteja
sempre em dia
Notícias
Home
A Empresa Municipal Penafiel Verde está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento, para controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho

A Empresa Municipal Penafiel Verde está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento, com o objetivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel, no âmbito de uma candidatura co-financiada.

 

Alexandra Almeida, presidente da Penafiel Verde, explicou em declarações à Rádio Clube de Penafiel, que a empresa criou um plano para a rede de abastecimento de água assente em três pilares – renovação, deteção e integração –, com um investimento total de mais de 1.2 milhões de euros.

 

Estão já a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, porque, explicou Alexandra Almeida, as redes existentes além de serem muito antigas, tinham já perdas de água elevadas e obrigavam a muitas intervenções.

Já na área da deteção, a Penafiel Verde adquiriu equipamentos tecnologicamente avançados. A instalação, ainda em curso, de cerca de 45 Zonas de Medição e Controlo e 22 Válvulas Redutoras de Pressão, em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos, têm como finalidade munir a rede de mecanismos de controlo.

 

A área de integração engloba toda a informação recolhida pelos equipamentos de controlo ao incluir a monitorização dos equipamentos de medição e controlo de forma contínua com interligação ao sistema de telegestão, permitindo assim uma rápida intervenção sobre as fugas detetadas, como explicou Alexandra Almeida.

 

A presidente da Penafiel Verde adiantou ainda que espera que o projecto esteja concluído entre o final de Fevereiro e o início de Março de 2022, e que conta com uma redução das perdas de água em 5 % da água de 3000 m3 que captam anualmente, e ainda reduzir as perdas de água em mais de 10% nos próximos 4 anos.