Mundo Top
1
Barbara Tinoco
A fugir de ser
2
Harry Styles
Golden
3
Os Quatro e Meia
O tempo vai esperar
4
Fernando Daniel Feat Agir
Sem Ti
5
Ed Sheeran
Afterglow
6
Miguel Araújo e António Zambujo
Dia da Procissão
 
NEWSLETTER RCP
Receba-a e esteja
sempre em dia
Notícias
Home
A Câmara de Penafiel e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram um Acordo de Colaboração no âmbito do Programa 1º Direito

A Câmara de Penafiel e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram um Acordo de Colaboração no âmbito do Programa 1º Direito, com o objetivo de dar resposta habitacional digna a 495 agregados familiares.

Este protocolo surge na sequência da criação da Estratégia Local de Habitação de Penafiel, que foi aprovada pela Câmara Municipal e posteriormente pela Assembleia Municipal em dezembro de 2020 e pelo IHRU este mês. A Estratégia Local de Habitação identificou, até ao momento, um total de 495 agregados familiares (1333 munícipes) a viver em condições mais delicadas e com menor qualidade.

Homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, o acordo conta com um investimento total previsto de cerca de 20 milhões, sendo que 9.6 milhões serão financiados a fundo perdido pelo o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, 8.1 milhões de empréstimo bonificado e cerca de 2 milhões auto financiados pela Câmara Municipal.

A Estratégia Local de Habitação de Penafiel está projetada até 2024 e pode ser revista a cada 6 meses, uma vez que a área da habitação é extremamente variável e as necessidades vão sendo diferentes ao longo do tempo.